segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INSS vai pagar ‘revisão do teto’ - RJ

O Estado do Rio tem 18.741 segurados do INSS com direito à chamada “revisão do teto”, que deverão receber, em média, R$ 184 de reajuste. Os fluminenses estão incluídos no grupo de 107 mil beneficiados que terão a correção no próximo pagamento, que começa a ser liberado no dia 1º de setembro. Na última quinta-feira, na assinatura da homologação do acordo que pôs fim à ação civil pública sobre o caso, o instituto teria informado que, além dos benefícios prestes a serem corrigidos, mais 11.600 estão sob análise, podendo também ter aumentos. Os dados foram repassados por entidades que têm negociado com o INSS.

A lista apresentada ontem pelo instituto é uma versão reduzida da primeira, que informava o direito de 117 mil segurados à revisão e de 131 mil ao pagamento de retroativos — esse último número também foi revisto para 127 mil. Segundo um dos autores da ação, o procurador da República Jefferson Dias, o INSS informou que isso não quer dizer que mais segurados não possam ter o reajuste:

— Ficou decidido que o INSS analisará os casos daqueles que acreditam ter direito ao reajuste, mas não foram incluídos na lista. O governo se comprometeu a resolver esse problema administrativamente.

O instituto também mandará cartas a todos os segurados, avisando os valores retroativos e as datas em que serão liberados, além do novo valor do benefício após o reajuste.



Como questionar
Os segurados que acreditam ter direito ao reajuste, mas não o receberem a partir de 1º de setembro, poderão informar sua situação ao Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, por meio do e-mail prdc@prsp.mpf.gov.br. As queixas também poderão ser enviadas ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, cuja sede estadual fica na Rua Coronel Gomes Machado 122, no Centro de Niterói (telefone (21) 2620-0161). O INSS informou que também vai aceitar pedidos em suas agências.

Quem tem direito
A revisão vale para os benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004 e que tenham sido limitados ao teto na data do primeiro reajuste. A partir da próxima semana, será possível consultar os contracheques por meio do site www.inss.gov.br.

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário