quinta-feira, 9 de junho de 2011

Salários de servidores da educação de BH vão ter reajuste de 20%

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) concedeu, nesta quinta-feira (5), um reajuste salarial de 20%, dividido em dois anos, para os profissionais da rede municipal de ensino. De acordo com a PBH, os salários dos educadores vão ser alterados em quatro etapas. A partir de julho de 2011, os servidores efetivos e aposentados vão receber reajuste de 3,25% e, depois, de 6,75% em novembro deste ano. Os outros 10% serão pagos em julho (5%) e novembro (5%) de 2012. Segundo a administração do município, o aumento será acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com a prefeitura, o salário dos educadores infantis vai ter reajuste de 24%. As duas primeiras parcelas também vão ser efetivadas em julho e novembro de 2011, tendo acréscimo de 3,25% e 8,75%. Em 2012, terão elevação de 6% nos dois meses.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), a diferença entre os salários iniciais entre os professores da Educação Infantil, comparados ao do Ensino Fundamental e do Médio é de cerca de 40%. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a remuneração inicial dos profissionais dos ensinos Fundamental e Médio é de R$ 1.534 e a formação em nível superior é uma exigência. Para trabalhar como educador infantil, não é preciso curso superior e a remuneração é de R$ 919,16.

A prefeitura informou que os profissionais com cargos de auxiliares de secretaria escolar, biblioteca, escola, além de técnico superior de educação e pedagogo também estão incluídos no reajuste de 20% definido pela PBH.

Assembleia
O Sind-Rede informou que vai realizar uma assembleia, nesta sexta-feira (6), para definir se a categoria vai aceitar ou não o reajuste proposto pela prefeitura de BH. De acordo com o sindicato, com a alta da inflação, existe a possibilidade de que a elevação salarial não cause alterações significativas para os educadores. A classe reivindica um reajuste de 30% para todos os níveis de ensino.

Fonte G1 MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário