O Crédito consignado tem ido na contramão da alta de juros apresentada pelas outras operações de crédito para pessoa física desde o fim de 2010. A taxa média de juros para quem opta pela operação passou a ser a mais barata do mercado, mais baixa até do que os juros cobrados para a compra de veículos, o que não ocorria desde dezembro de 2007.
A última Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional do Banco Central mostra que as taxas de juros estão em alta desde dezembro do ano passado, quando o governo adotou medidas para encarecer o crédito e diminuir sua expansão. O juro médio do crédito consignado também se elevou, passando de 26,1% ao ano em novembro do ano passado para 28,1% anuais em abril deste ano, mas em ritmo menor do que outras modalidades.
Para a compra de veículos, por exemplo, após o anúncio das medidas do governo, a taxa média anual de juros passou de 22,8% em novembro de 2010 para 30,9% em abril. No caso do crédito pessoal, o salto vai de 42% no penúltimo mês de 2010 para 49,9% em abril de 2011. "
Com as altas das taxas de juros para veículos, a opção de vender o carro, comprar outro financiado e usar o dinheiro da venda para pagar as dívidas de custo mais caro, como cartão de crédito e cheque especial, não é mais recomendada para quem tem acesso ao consignado.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário