segunda-feira, 11 de abril de 2011

Exclusividade Inadequada

Depois que o BB pagou caro para ter as contas do estado do MS, nas quais ficam mais de um bilhão de reais parado do estado de MS sem render nada. E o BB ganhou a Exclusividade em crédito com desconto em folha. A maioria dos servidores agora não tem conseguido fazer empréstimo pois o BB sempre tem burocracias que impede a liberação de empréstimo mesmo que este seja para desconto em folha. ou seja pagou para ter exclusividade na folha do MS, e agora não libera crédito para a maioria dos servidores, mesmo que estes tenham margem para faze-lo,e não compra dividas em folha destes. Antes não era assim: o servidor tendo margem fazia seu empréstimo em quanlquer banco de sua preferencia, e se não tivesse margem haviam inumeros bancos que compravam suas dividas, e as taxas praticadas eram bem menores do que as que o BB pratica hoje, para poucos servidores. Os servidores também não podem negociar sua dividas que foram contraidas antes desta exclusidade do BB, nem ter melhores condições em seus empréstimos anteriores: foram impedidos pelo decreto do governador que deu exclusividade ao BB.

Perde com isso tambem o comercio local, que com os 60.000 servidores do estado do MS, podendo fazer empréstimo somente em um banco, com taxas maiores das antes praticadas e burocracia que impede a maioria de tomar empréstimos, como já é de costume e uma necessidade do servidor, o comercio do estado do Mato Grosso do Sul deixa de ter dezenas de milhões de reais todo mês de movimento, isso gera empregos, impostos em toda economia do MS, e principalmente na economia da capital, onde dezernas de milhares de servidores do MS residem.

Não esquecendo que o crédito consignado é um dos prinmcipais fatores responsavel pelo crescimento recente do país, com mais crédito o país consumiu muito mais, gerou mais riquezas. O crédito consignado não é isolado, mas parte da economia do estado, o correspondente bancario hoje é a porta de acesso ao crédito a muitas familias que são consumidoras de bens e serviços, e responsavel por intermediar o financiamento da economia local as pessoas fisicas, que pega o dinheiro aqui, para gastar na loja ao lado.

Quem poder fazer algo? o correspondente bancario pode até reclamar, mas são poucas centenas, os funcionarios das financeiras são poucos milhares, mas a força maior é dos maiores prejudicados e que são mais de 60 mil: o servidor publico do estado do MS, que fica impedido de refinanciar seus emprestimos, tem seu direito de livre escolha barrado, e se nada for feito pra reverter essa situação ficaram alguns anos sem poder fazer nenhum emprestimo em folha. É imenso o tamanho do prejuizo. Devemos sensibilizar o governador, e o proprio BB, em favor do bem a todos cidadão do MS, e em especial aos nossos queridos servidores do estado do MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário