A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) encaminha ao governo na segunda-feira documento em que mostra que a redução de juros anunciada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil beneficia "poucos" e não está disponível para a maioria dos consumidores, informa reportagem de Claudia Rolli publicada na edição deste sábado da Folha.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Em visita a agências dos dois bancos em São Paulo e no Rio, pesquisadores constataram que as taxas menores só podem ser conseguidas se os consumidores forem correntistas, além de estarem sujeitos à análise de crédito.
"O fato é que consumidor não consegue se beneficiar do corte de taxas das principais linhas de crédito nos patamares anunciados, como mostram propagandas. É preciso ter cautela antes de sair trocando de banco", afirma a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste e colunista da Folha.
O documento será entregue ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, à Casa Civil e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Para verificar se os juros anunciados estavam em prática, os pesquisadores simularam algumas situações.
Para verificar se os juros anunciados estavam em prática, os pesquisadores simularam algumas situações.
OUTRO LADO
Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil informam que a redução de juros vale para "todos os clientes" e que a maior redução é válida para quem tem conta-salário.
Em tabelas enviadas à reportagem, a Caixa mostra que alterou todas as taxas na concessão de crédito para clientes com ou sem salário no banco e que a redução chegou a até 49%.
Segundo o Banco do Brasil, a redução de juros beneficia 44 milhões com salários no banco, que podem aderir aos novos pacotes, além de 24,7 milhões de beneficiários do INSS e outros 55 milhões de clientes pessoas físicas.
"Em relação a divergências no atendimento, o BB relaciona as ocorrências apontadas [pela ProTeste] como decorrentes da recente implantação do programa e do aumento do movimento de clientes em nossas agências registrado nos últimos dias", diz. Segundo o banco, não é preciso ter conta há três meses para obter crédito.
FONTE: FOLHA.com
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